CONSUMIDOR COM CONTA DE ÁGUA ALTA DEVE FICAR ATENTO A VAZAMENTOS

Os consumidores que estão desconfiados com o aumento do valor da conta de água devem ficar atentos e verificar se existem vazamentos que possam estar causando o desperdício. Os lugares mais comuns onde o problema é encontrado são as torneiras da cozinha e dos banheiros e das válvulas hídricas.

Segundo a gerente de atendimento ao cliente da Sanasa, empresa responsável pelo serviço de abastecimento de água em Campinas (SP), Célia Regina Passarini, o primeiro passo para descobrir se há vazamentos no imóvel é anotar a leitura dos números do hidrômetro à noite, quando não houver consumo. O ideal é que o consumidor feche as torneiras e não use a descarga e o chuveiro. O registro geral e demais devem estar abertos e a caixa d’água cheia para começar as anotações.

Na manhã seguinte, antes de começar a usar a água, o número do hidrômetro deve ser anotado novamente. Se os números de leitura forem diferentes é porque há vazamento. Em Campinas, a Sanasa possui um sistema que identifica o aumento da fatura e envia um agente de campo ao local para confirmar a leitura para fazer a retificação da fatura.

Em caso de vazamento, um profissional deve ser contratado para fazer o conserto. Depois disso, é importante que o consumidor anote os números de leitura do hidrômetro, de preferência no mesmo horário, durante dez dias seguidos.

O consumidor deve comparecer a uma das agências de atendimento da empresa e apresentar nota fiscal ou algum documento que comprove o conserto do vazamento, junto com a sequência de leituras anotadas após o conserto, para obter a retificação. A Sanasa também tira dúvidas pelo telefone 0800-7721195.

O benefício é concedido em duas faturas calculadas pela média de consumo dos últimos 12 meses. Caso tenha novo vazamento, a retificação da fatura será feita após intervalo de quatro meses do problema anterior.